Máscara cirúrgica

Essa máscara é uma barreira de uso individual que cobre nariz e boca. Ela tem sido recomendada para todos os pacientes com sintomas respiratórios, para diminuir a potencial transmissão de patógenos respiratórios para outras pessoas, por gotículas e aerossol [1–5]. Assim, espera-se que a máscara cirúrgica, quando utilizada pelo paciente, proteja o ambiente e demais indivíduos de partículas infecciosas provenientes de indivíduos com infecção / sintomas respiratórios [2]. Essa máscara NÃO deve ser reutilizada e deve ser substituída após quatro horas de uso contínuo ou quando estiver muito úmida ou tenha sido contaminada com sangue, secreções respiratórias ou outros fluídos corporais de pacientes [6].

Não existem evidências suficientes de que utilizar uma máscara cirúrgica proteja uma pessoa de infecções respiratórias. Certamente, ainda não existem dados em relação à proteção contra o SARS-CoV-2. Ao contrário da N95, ela não possui vedação adequada ao rosto e não possui trama de tamanho suficiente para filtrar particulados de pequeno tamanho. Assim, elas NÃO devem ser utilizadas em substituição à máscara N95.

Mais importante que utilizar qualquer EPI é utilizá-lo da maneira correta. Ao utilizar a máscara cirúrgica, o usuário deve praticar higiene das mãos frequentemente, e não ficar tocando a máscara com as mãos ou retirando-a do lugar a todo momento. Por ser uma máscara frouxa, a tendência do usuário é de continuar levando a mão ao rosto.

Figura 1. Máscaras cirúrgicas simples, com opção de elástico ou para amarrar.

Como colocar a máscara cirúrgica?

(I) Certifique-se que suas mãos e antebraços estão higienizados;

(II) Identifique a haste de metal da máscara, que deverá ser posicionada sobre o nariz;

(III) Coloque a máscara sobre o nariz e boca, com a haste voltada para cima e prenda os elásticos laterais atrás das orelhas. Se a máscara for de amarrar, amarre um dos laços na cabeça (acima da linha da orelha) e o outro no pescoço, abaixo da orelha;

(IV) Ajuste a máscara no rosto e pressione a haste de metal sobre o nariz, a fim de ajustar a máscara no rosto da melhor forma possível. Utilize as duas mãos para evitar força desigual entre os lados;

(V) Não toque na parte da frente da máscara durante todo período de uso.

Como remover a máscara cirúrgica?

A desparamentação é um dos procedimentos mais críticos para o profissional de saúde, pois constitui um momento de grande risco de infecção. Todo e qualquer procedimento de desparamentação deve ser realizado devagar, sem pressa, com respirações leves e com concentração. É também o momento que o profissional de saúde está mais cansado e por isso, toda a atenção deve ser voltada para o procedimento, evitando distrações e conversas paralelas.

(I) Utilize um par de luvas novo (certifique-se que suas mãos e antebraços estão higienizados antes de colocar o novo par);

(II) Com as mãos/luvas limpas, remova a máscara pelo elástico. Não toque na parte da frente da máscara;

(III) Descarte-a imediatamente no lixo infectante;

(IV) Remova as luvas conforme indicado e descarte as luvas em lixo infectante;

(V) Higienize suas mãos com água e sabão ou álcool gel imediatamente após esse procedimento.

 

Referências

  1. Feng, S.; Shen, C.; Xia, N.; Song, W.; Fan, M.; Cowling, B.J. Rational use of face masks in the COVID-19 pandemic. Lancet. Respir. Med. 2020, 2, 2019–2020.
  2. Leung, N.H.L.; Chu, D.K.W.; Shiu, E.Y.C.; Chan, K.H.; … Respiratory Virus Shedding in Exhaled Breath and Efficacy of Face Masks. Nat. Med. 2020.
  3. Milton, D.K.; Fabian, M.P.; Cowling, B.J.; Grantham, M.L.; McDevitt, J.J. Influenza Virus Aerosols in Human Exhaled Breath: Particle Size, Culturability, and Effect of Surgical Masks. PLoS Pathog. 2013, 9.
  4. Center for Disease Control and Prevention Interim Recommendations for Facemask and Respirator Use to Reduce Novel Influenza A (H1N1) Virus Transmission. Available online: https://www.cdc.gov/h1n1flu/masks.htm.
  5. Center for Disease Control and Prevention. What to do if you are sick. Available online: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/if-you-are-sick/steps-when-sick.html.
  6. Máscaras para proteção. Nota orientativa 03/2020. Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Paraná. Pode ser acessado em: http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/NO_03_MASCARAS_PARA_PROTECAO_V2.pdf