Pesquisa

Bem vind@ ao nosso formulário de pesquisa!
Exclusivo para profissionais de assistência à saúde

O formulário abaixo é parte da pesquisa do grupo de pesquisadores do EPISaúde para avaliar as percepções e uso, manutenção e descarte dos equipamentos de proteção individual pelos profissionais da área de saúde. O preenchimento é voluntário e o tempo médio necessário é de sete minutos. Você poderá optar pela anonimidade ou não. Em qualquer circunstância, identificações pessoais serão mantidas em sigilo. Pedimos que leiam com atenção o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) contido no quadro de rolagem abaixo antes de responder a participar nesta pesquisa.

Agradecemos muito a sua participação!

Equipe EPISaúde

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE):

 Você está sendo convidado (a) a participar da pesquisa intitulada “Avaliação da percepção e uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) pelos profissionais de saúde durante a pandemia de SARS-CoV-2”, criada e coordenada pelas pesquisadoras Profa. Dra. Ana Marcia de Sá Guimarães, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, e Dra. Tatiana Ometto. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a percepção e o uso, manutenção e descarte dos EPIs pelos profissionais de saúde e outros profissionais de assistência à saúde.

Caso você decida participar desta pesquisa, saiba que você pode escolher respondê-la de forma anônima, ou seja, você pode não querer se identificar em nenhum momento. Independentemente de sua escolha, qualquer identificação pessoal será mantida sob sigilo, não sendo revelada no âmbito da pesquisa.

Você irá responder algumas perguntas sobre você, sua profissão e local de trabalho (sem identificação, dizendo apenas se é hospital, clínica, UBS, AMA, etc.), carga horária de trabalho, seu nível de estresse e horas de sono durante a pandemia, quais EPIs você tem utilizado e quais utilizava antes da pandemia, e se recebeu algum treinamento. O tempo para responder todas as perguntas é de aproximadamente 7 minutos.

A participação neste estudo é voluntária. Se você preferir não participar ou quiser desistir de continuar em qualquer momento, tem absoluta liberdade de fazê-lo. Como os questionários podem ser anônimos e/ou sua identificação será mantida sob sigilo, na publicação dos resultados desta pesquisa, não haverá a possibilidade de sua identidade ser associada com suas respostas.

Algumas questões podem trazer desconforto e/ou frustração, mas ao participar, você contribuirá com o mapeamento das dificuldades encontradas no trabalho e na utilização de EPIs pelos profissionais de saúde durante a pandemia da COVID-19.

Ressaltamos a possibilidade de anonimato das respostas e o absoluto sigilo de identificação pessoal, assim como a impossibilidade de revelação pública de questões individuais atreladas a qualquer identidade.

Esta pesquisa está em conformidade com os preceitos éticos da Resolução No 466/12 do Conselho Nacional de Saúde e em conformidade com a Resolução CNS No 510 de 2016, sobre pesquisa envolvendo seres humanos.

Quaisquer dúvidas relativas a esta pesquisa poderão ser esclarecidas pelas pesquisadoras responsáveis, Ana Marcia de Sá Guimarães e Tatiana Ometto, através do Comitê de Ética em Pesquisa do ICB, USP, localizado na Av. Prof. Lineu Prestes, 2415, Cidade Universitária, São Paulo, CEP 05508-000, Fone/Fax: (11) 3091-7733, e-mail: cep@icb.usp.br (horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30); ou diretamente com as pesquisadoras pelo e-mail episaude20@gmail.com ou telefone (11) 3091-7557.

Ao submeter o formulário de pesquisa, você atesta que leu e compreendeu este TCLE e aceita participar da pesquisa.

Ana Marcia Guimarães e Tatiana Ometto

ATENÇÃO: Uma via deste documento, assinada pelos pesquisadores principais, pode ser acessado neste link: TCLE. É de fundamental importância que você guarde uma cópia desse documento em seus arquivos.